Terceiro jogo da franquia, lançado em 2008.
Ganhei esse jogo de aniversário de um, na época, namorado, em agosto/2004, junto com o
Tomb Raider Starring Lara Croft.
Enredo:
Um enorme cometa havia atingido a área da Antártica no tempo em que ela era formada por grama e enormes árvores. Do cometa é obtido um material estranho, que dá poderes e acelera a evolução do ser, que foi descoberto por Charles Darwin durante o HMS Beagle, dando origem a teoria. O material se fundiu em quatro artefatos com maior poder ainda. Uma parte caiu no mar, onde boiou até a Índia, outra parte foi também levada pelo mar, até ilhas no Pacífico Sul, outra foi levada até o Museu Britânico por Darwin, mas roubado por vândalos de Sophia Leigh, e a última, ficou lá, onde logo depois, os Estados Unidos encontrou o cometa e o levou para estudos na Área 51. Nessa aventura Lara Croft sai em busca desses quatro poderosos artefatos que estão espalhados pelos quatro cantos do planeta. Lara procura inicialmente na Índia, pensando que a origem dos artefatos seja lá, mas o Doutor Williard acaba contando a história dos marinheiro de Darwin que encontraram os artefatos fundidos pelo chão de uma caverna, próximo ao cometa. Após invadir o secreto compartimento da Área 51, fugir com uma relíquia muito importante de canibais e acabar com os planos malignos de uma empresária, que trabalha na área de cosméticos, Lara retorna a Antártica para devolver ao cometa os artefatos e deixar com que ninguem os roube de novo, mas Williard rouba para si os artefatos para seus próprios bens, fazendo Lara ter que ir atrás dele pela Antártica. Depois que Williard se arrepende da aceleração da evolução, ele acaba sendo morto por Lara, que foge em um helicóptero, a caminho do Museu Britânico.
Curiosidades:
* Na Mansão Croft, há uma passagem secreta sobre a lareira da biblioteca, onde ela destranca uma sala por um tempo limitado, que no jogo anterior era destrancada num botão do labirinto.
* Há um botão na piscina que destranca uma alavanca que abre a sala extra de artefatos.Quando puxada a alavanca ela é fechada rapidamente, e deve correr rápido para conseguir entrar.
* Na sala da Mansão Croft onde estão os artefatos de Lara, entre eles está uma estátua de um ídolo obtido por Indiana Jones em Caçadores da Arca Perdida.
* A área externa da mansão que tinha árvores no jogo anterior é substituída por uma área de treinamento.
* Na sala que no jogo anterior era a sala dos tesouros é substituida por um aquário gigante onde Lara pode entrar para pegar uma chave
* No lugar do labirinto foi posto uma pista onde ela treina com um quadriciclo. Essa pista é destrancada pela chave encontrada dentro do aquário
* O modelo de Sophia Leigh é o mesmo de Lara Croft mudado somente o cabelo, roupas e cores.
* Faz referências de muitos filmes populares como Jurassic Park, Batman, Missão Impossivel e Independence Day.
* A cada fase que ela passa depois de coletar um artefato ela aparece com um figurino diferente ao contrário do jogo anterior que ela até que alterou um pouco as roupas, mas esteve a maior parte do jogo com a sua roupa tradicional:Regata verde Shorts marrom Na Índia ela aparece com o seu figurino original. Em Nevada ela está de blusa curta azul escura e calças azuis. Em londres ela está com blusas e calças pretas. Nas ilhas do sul do pacífico a roupa é parecida com a original. O shorts é verde e a blusa dela é branca e mais curta. Na antárica ao contrário do Tomb Raider II que ela ficou com uma jaqueta marrom, porém com as pernas de fora. Nesse ela usa uma calça e casaco de couro por causa do frio intenso.
* Na fase da antártica há limite para ela ficar dentro da água, por causa da baixíssima temperatura se ela vacilar ela morre.
* Nesse jogo aparecem movimentos extras como se agachar,andar pendurada no teto e aumentar a velocidade para percorrer caminhos mais longos.